sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Palavras de ódio

“Isn’t it funny how we don’t speak the language of love?” “Misunderstood”, Robbie Williams.

Não conte comigo para seguir o rebanho. Não espere encontrar aqui, nesse dia de Natal, palavras vazias de fraternidade e amor. Que esse dia seja, paradoxalmente, um dia de denúncia. Denúncia de vozes que fazem sangrar, que matam. Vozes que proferem palavras de ódio.

Nesse ano, defenderam o assassinato de nordestinos. Trataram os muçulmanos franceses e sua cultura como se eles fossem uma ameaça. Mataram mais palestinos e israelenses. Espancaram homossexuais nas ruas. Universitários e instituições fazem manifestos declaradamente homofóbicos. Outdoors pelas ruas defendendo a “preservação da espécie humana” e dizendo que “Deus fez macho e fêmea”. Igreja inclusiva recebe constantes ameaças. Filhos ‘gayzinhos’ devem apanhar. Uma mulher é chamada de “pobre e preta” no avião. Projeto de lei que visa punir a discriminação de heterossexuais, os considerados “normais”. Defesa da homofobia no Twitter. Feministas são chamadas de feminazis. Mulheres são espancadas e assassinadas por seus companheiros. Grupo radical já matou oito homossexuais. Invasão do complexo do Alemão, o clamor da população por sangue, os direitos humanos indo pelo ralo, a rede Globo ganhando dinheiro e as milícias longe do foco, desfrutando seu poder invisível. E pessoas acham engraçado um neonazista abordar judeus e gays em festa.

Que esse Natal seja mais do que uma data para fingir que amamos incondicionalmente; que seja um dia para perceber quanto sangue está sendo derramado enquanto nos empanturramos, quanto ódio ainda é proferido, muitas vezes declarado, muitas vezes revestido de amor e hipocrisia. Que essas palavras de ódio sirvam como uma bofetada, que façam doer, que nos sensibilizem, mesmo que não nos digam respeito. Que essas palavras nos movam e nos impliquem a, de fato, amar.

Bom fim de ano.

3 comentários:

  1. consrteza dise tudo noa tem o que tirar parabens mt bom
    http://tocadoslinks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mesmo!

    Vim retribuir e agradecer a visita!

    Feliz ano novo!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir