sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rio de Tragédias


Aulas suspensas, comércios fechados, lixo pela rua, enchentes, carros arrastados, deslizamentos, assaltos, arrastões, comércio fechado, mortes. Mais de cento e cinqüenta mortes por conta das chuvas. Foi declarado estado de emergência. E ainda podemos esperar epidemia-de-alguma-coisa a qualquer momento. O caos impera.
O Rio de Janeiro está agonizando. A forte chuva que assola a cidade não tirou folga e a previsão é de que ela continue a causar estragos. Numa manhã, o sol tentou nos mostrar que ainda existe, mas logo foi novamente sufocado pelo céu sombrio, num aviso de que o pior estava por vir. Na noite seguinte, quase metade de uma comunidade veio abaixo, num deslizamento.
O único aperto que passei com essa chuva foi na segunda, o primeiro dia das tragédias. Levei seis horas para chegar em casa porque não estava passando ônibus no local onde estava, a Ilha Maldita (o nome do lugar, na verdade, é Ilha do Fundão, mas eu prefiro usar um nome que descreva melhor esse lugar). Agora não posso sair de casa porque, além da forte chuva, estão ocorrendo arrastões aqui perto.
Apesar de assustado com o que está acontecendo, estou feliz de estar em casa (embora essa não seja realmente minha casa). Sinto-me seguro. Os dias andam tão loucos que não há tempo para dar uma pausa. Torço para que meus conhecidos também estejam em segurança.

Nova notícia particular: declarei trégua à minha mãe e guerra ao meu pai. Não, não vai começar tudo de novo. Acho que agora a coisa é séria. Muito séria.

Um comentário:

  1. Pois é, Rafa

    uma situação complicada. Estava em São Gonçalo, no bairro Novo México qdo começaram as chuvas. Ficamos ilhados lá, isto pq a única rua que dá acesso ao bairro desmoronou. Tive que descer uma escadaria terrível, algo que pra quem tá c/ duas muletas é bem complicado. Minha casa na zona norte de Niterói - bairro de Sta Bárbara - está c/ rachaduras. A defesa civil deve ir lá.
    Como morador e eleitor de Niterói, acho um absurdo que a mídia esteja produzindo um discurso de culpabilização dos moradores. Melhor dizendo, todos têm suas responsabilidades, mas é uma sacanagem dizer que a culpa é somente dos moradores, até pq, pra quem não sabe, aquela área do lixão foi loteada pela prefeitura há alguns anos. Eu nunca suportei Jorge Roberto Silveira. O canalha maldito está sendo desmascarado. A população deveria processá-lo. Fico por aki. Estou mto indignado c/ governantes como ele. Um absurdo. Abraços, Antonio.

    ResponderExcluir